Sejam Bem Vindos !!!

Somos alunos do 2º ano "A" da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio "João Neiva".Estamos desenvolvendo um trabalho de literatura iniciado pela professora Graciella Costa Marim, e estamos trabalhando com uma das obras de Joaquim Manuel de Macedo o livro "A Moreninha".

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Caracteristicas da obra

Conta um romantismo de Augusto e Carolina (A Moreninha) quando crianças, que se conheceram em uma praia e logo se separaram, passaram-se alguns anos Augusto foi a ilha com seus amigos Felipe, Leopoldo e Fabrício onde dizia que nunca se apaixonaria por ninguém, até que ao longo do tempo descobriu que A Moreninha era a menina da praia com quem tinha se apaixonado.
-Enredo
O enredo apresenta unidade e organicidade pois a história possui início, meio e fim. O clímax do enredo ocorre quando D.Carolina revela a Augusto, ao deixar cair um breve contendo um camafeu, que é a mulher a quem ele tinha prometido se casar na sua infância. O desfecho dá-se no final da história.
-Tempo
A seqüência narrativa e a ação dos personagens se dão em tempo cronológico pois ocorrem em três semanas e meia.
-Foco Narrativo
A narração é feita em 3a pessoa, narrador onisciente. A importância para a obra e a repercussão no leitor é que a utilização deste tipo de narrador causa o aprofundamento psicológico das personagens, o que não ocorreria se o narrador não fosse onisciente ou em 1a pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário